“Aquilo que deve tornar um jovem virtuoso e honesto, isto é, um verdadeiro gentil-homem, é o cumprimento de todos os seus deveres para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo” (M.B. vol. V, 515).
“O temor do Senhor, eis a sabedoria; fugir do mal, eis a inteligência!” (Job 28,28). (São João Bosco).
Educação do Homem
Os Padres Conciliares decretaram em Trento que toda Diocese anexasse à Catedral, ou a uma Igreja principal, um Colégio que fosse “viveiro” (“Seminárium”) de vocações. Na ereção e governo dos Seminários, pois, é preciso levar em consideração os dois aspectos: Colégio e viveiro. Alguns acentuaram mais o “Colégio”, e esqueceram a finalidade principal. Outros acentuaram mais o “viveiro” de vocações e arriscaram descuidar da formação do homem e do cristão, que é a preocupação principal do Colégio Católico.
Especialmente no Seminário Menor, é conveniente acentuar mais essa formação humana e cristã, de acordo com as recomendações da “Optatam Totius” e das “Diretrizes Básicas”. “Há certas pessoas” – dizia S. Francisco de Sales, “que, esforçando-se por serem puramente ‘bons Anjos’, esquecem de serem ‘bons homens’ ”.
Formação Humana
É preciso, porém especificar em que consiste a formação humana, e em que sentido deve se interpretar o postulado, comumente aceito, de que “antes de formar o cristão é preciso formar o homem”.
Qual homem? O homem pagão? O silvícola? Ou então o primeiro homem, Adão? Não há dúvida de que esta última alternativa é a melhor por ser uma “volta às origens”.
Mas, mesmo tratando-se de Adão, é preciso especificar ainda: Adão antes ou depois do pecado? Se for “depois”, é de se perguntar: Vale a pena propor como “protótipo” duma produção em série, um carro trombado?
Mas, se se toma como protótipo duma educação humana, o “tipo” de Adão antes do pecado, então, por incrível que pareça, tal educação “humana” não pode ser alcançado a não ser através de uma formação cristã. Jesus Cristo, de fato, veio ao mundo para restabelecer a “justiça original” e levar o homem de volta ao Paraíso Terreal; o milagre do Batismo é apenas isso. (monsrangelo - regras para o seminario)