M.A.R

MOVIMENTO PELO ADVENTO DO REINO DE JESUS CRISTO 
                                      Fevereiro de 1997


APRESENTAÇÃO

             Ao informar os amigos do Brasil da morte do meu irmão de sangue, eu, Padre Ângelo Angioni, Pároco de José Bonifácio, na Diocese de Rio Preto, no Estado de São Paulo, assim escrevi em outubro de 1991:
            “Dia 21 de agosto de 1991 encerrava sua carreira mortal, em Pavia (Itália), o Bispo Emérito dessa ilustre Diocese, Dom Antonio José Angioni”.
             Grande devoto e grande propagador da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, era ele um dos fundadores do atual Movimento pelo Advento do Reino de Jesus. Lamentamos  o vazio por ele deixado, ao mesmo tempo nos alegramos pela herança imensa que legou ao Movimento.
           “ Dom Antonio veio ao Brasil em setembro de 1988, para prestigiar e apresentar oficialmente ao mundo o Movimento pelo Advento do Reino de Jesus Cristo”.
            Percorreu, mais uma vez, as Capitais dos Estados, falando da dupla Consagração ao Coração Imaculado de Maria e ao Sagrado Coração de Jesus, característica dos que aderem ao Movimento pelo Advento do Reino.
 Dom Antonio Angioni                   

                        No fim discursou no Congresso dos Assistentes do Apostolado de Oração que, em São Paulo, reunia 400 Sacerdotes participantes.
            Para o fim de 1991 ou começo de 1992 programava mais uma viagem ao Brasil. Mais Deus o chamou a Si. Lá no Céu, vai continuar nos ajudando e protegendo.
            Em 1986, Dom Antonio José Angioni, deixava o governo da Diocese de Pavia e transferia-se para o Mosteiro da Certosa de Pavia, onde permaneceu até 1991, ano de sua partida para o céu.
            No silêncio desse Mosteiro, foi inspirado e redigidos os Estatutos do Movimento pelo Advento do Reino de Jesus Cristo. Quando, nas férias de julho, vinha do Brasil o irmão missionário Padre Ângelo, os dois se debruçavam sobre os problemas que dizem respeito ao Movimento pelo “Reino”. Afinal, que é o Evangelho? Qual a pregação inicial de Jesus? “Percorria toda a Galiléia pregando o Evangelho do Reino” (Mt.4,23); “Ensinando a rezar: Pai, venha o teu Reino” (Mt.6,10).
            “Breve o Programa do Movimento pelo Advento do Reino será enviado aos voluntários e simpatizantes e a todos que quiserem se interessar por ele”. (Ano 1991).
            Somente hoje (ano de 1997) conseguiu-se organizar esse Programa que aqui estamos prefaciando.

José Bonifácio, fevereiro de 1997

Padre Ângelo Angioni – Pároco.

                        O Movimento pelo Advento do Reino tem em apreço e conta com todos os Movimentos que, de um modo ou de outro, contribuem pelo triunfo do Coração Imaculado de Maria e pelo Advento do Reino do Divino Filho. A esses Movimentos procura encaminhar os que mais neles se ajustam.
                         O Movimento organiza “núcleos” de dez pessoas cada, porque é o número de pessoas que cabe normalmente em torno de uma mesa de uma sala de estar.
            Nas reuniões – semanais ou quinzenas ou mensais, conforme for possível e conveniente, reza-se uma dezena do Terço, para convidar a Virgem Maria a presidir a reunião.
            Logo após o chefe da casa e do núcleo, ou alguém por ele escolhido pelos dotes de bom leitor, passa a ler um capítulo da dita Obra. Terminada a leitura haverá uns dez a vinte minutos de reflexões, perguntas, confraternização. Termina-se com a dupla Consagração aos Corações de Jesus e de Maria.
À medida que os “Núcleos” se multiplicam, haverá coordenadores para cada grupo de dez, de cinqüenta, de cem e de mil.
            O Movimento pelo Advento do Reino considera a leitura do “Evangelho como me foi revelado”  um meio, fácil e agradável de levar indivíduos e famílias, a um conhecimento vasto e profundo do Evangelho, levando-as, por tanto, àquela “Evangelização 2000” tanto almejada pelo Santo Padre. (escritos sociais)